segunda-feira, 30 de maio de 2016

Tenho um livro a meio e não sei como avançar

De certeza que já passaram por esta situação: escolheram um livro, estavam ansiosos por começar a lê-lo e lá arranjaram um dia para arrancar. Leram duas páginas e arranjaram uma desculpa para parar. Depois lá começaram arranjar tempo (uma vez por mês, vá) para ler duas ou três páginas... E não conseguem admitir uma coisa – estão a odiar o livro.

Normalmente, isto acontece-nos quando estamos a ler uma obra de um autor consagrado. ‘Como é que tantos adoram e eu não consigo sair do primeiro capítulo?’

E atenção: isto nada tem a ver com falta de interesse ou de prática. Lemos muito e exploramos vários géneros. Já nos deliciámos com ‘As Vinhas da Ira’, delirámos com o ‘Primo Basílio’ e não conseguíamos para de ler os ‘Cem Anos de Solidão’. Também temos estofo para devorar ‘Uma História da Leitura’ (Manguel), ‘A Ideologia Alemã’ ou ‘A Era dos Extremos’ (Hobsbawm). O problema é mesmo AQUELE livro.

Problema: sabem qual é o meu? ‘Número Zero’, do Umberto Eco. O que fazer? Já avancei umas 30 páginas, mas a verdade é que não faço ideia quando o vou acabar.

O que fazer nestas situações? Voltar a arrumar o livro na estante e começar outro ou forçar-me até ao fim e só depois dizer ‘não gostei mesmo nada disto...’? É verdade, posso sempre chegar ao fim e mudar de ideias, mas ao fim de umas quantas páginas já deu para perceber que vai ser uma looooonga caminhada.

Sem comentários:

Enviar um comentário