domingo, 28 de julho de 2019

E as melhores bolas de Berlim de praia são... (Uma homenagem ao Sr. das Bolinhas)

... As do Sr. Armando. Ou será que era Sr. Agostinho? Um dos nomes foi inventado pela minha mãe... Também havia quem o tratasse por Sr. Morais. Nunca lhe perguntei o apelido, por isso não faço ideia...

Para mim, era o Senhor (sim, com letra grande, que bem merecia) das bolas de Berlim do Guincho. Não há melhor bola no mundo!

Lembro-me de passar pelo túnel de acesso à praia (oh tempo, volta para trás, quando o acesso ao Guincho era bem mais giro do que é hoje) e de o ver com a mulher atrás do balcão de pedra. Cumprimentava-nos sempre com um sorriso e assim que nos via dizia logo "quantas são hoje?".  No final do dia, quando íamos embora, dizia-nos como ia estar o tempo no dia a seguir e se valia a pena arriscar ou não.



Ainda me lembro quando, além das bolinhas, também vendia gelados e batatas fritas. Deus nos livre agora venderem batatas na praia - vem a autoridade dos bons costumes e proíbe logo a venda de tudo e mais alguma coisa, porque tudo e mais alguma coisa fazem mal à saúde. Nem sei como eu, os meus irmãos, primos e amigos de infância sobrevivemos a esta infância terrível, cheia de gelados na praia.

Voltando ao assunto. Nos últimos anos, o Sr. das bolas já não fazia a sua travessia pelo Guincho. Ficava só sentado à entrada, com o grande tabuleiro branco, à espera dos seus cliente. As bolinhas esgotavam em dois minutos.

Não sou muito dada a doces, mas aquelas bolas de Berlim são do melhor que há. Então quentinhas... Não há melhor a seguir a um mergulho.

Disseram-me este ano, no meu primeiro dia de Guincho, que  Sr. das Bolas morreu. Andava a vender bolinhas no Guincho desde 1963, ano em que a minha mãe nasceu. Aqui fica uma justa homenagem ao Sr. que fez parte da minha infância (e da de muita gente de Cascais). A sua fábrica continua a funcionar e as pessoas que trabalhavam com ele continuam a vender as melhores bolas de praia do país. As suas bolinhas vão continuar a fazer parte da infância de muitos miúdos.

Sem comentários:

Enviar um comentário